Velho & Novo & Velho & Novo...

Velho & Novo & Velho & Novo...
Photo by Marcia Fontes

Sunday, April 15, 2012

“Quem não comunica se estrumbica”


Até parece que comunicar é fácil assim! O mundo está cheio de gente estrumbicada! Penso que no mundo globalizado o número de pessoas estrumbicadas tem aumentado. Eu fui ao super mercado um dia destes comprar Raclette. Imagina uma brasileira (mineira) pedindo raclette - queijo Francês - num supermercado Americano. Cheguei e disse: “você poderia me dizer se tem Raclette?” A atendente do departamento de queijos me disse que não sabia o que era isto. Chamou sua superior, perguntou se ela conhecia. A gerente do departamento de queijos veio  pensando como uma especialista em queijos que é – Hummmm Raclette – pensou, pensou e disse:  “não temos”. Percebendo que ela poderia não estar me entendendo por causa do meu sotaque, expliquei: “é um queijo Francês e repeti o nome RACLETTE imitando o sotaque Americano, ela parou, pensou e soltou um RACLETTE americanizado meio que me corrigindo e disse: “SURE WE HAVE!” (Lógico que temos!). Quase que fiquei sem meu queijo. Um crime para uma mineira! Nesta história não me estrumbiquei mas fico imaginando quantas pessoas estão se estrumbicando neste mundo…


Pensamento: Para não nos estrumbicarmos precisamos ir além dos limites.

6 comments:

  1. A comunicação está na essência da natureza humana e foi uma das principais alavancas para a sua evolução. Por intermédio dela pôde desenvolver um complexo e bem elaborado sistema de linguagem que propiciou a interação e o contato com o outro, e é este contato o que chamamos de relacionamento. Neste aspecto a comunicação tem a função de transmitir e captar pensamentos e emoções, solucionar conflitos, compreender e ser compreendido, mas pela falta de habilidade que muitos têm em se comunicar ou de entender o comunicado, por vezes ocorre exatamente o contrário. As pessoas não se entendem, criam ou aumentam conflitos, não compreendem nem tampouco se fazem compreendidas. Quando essas coisas acontecem, surgem problemas que afetam tanto a vida pessoal quanto profissional das pessoas.
    Agora temos que nos atentar para um detalhe muito importante nesta sua historia. Temos ai o fator PERSISTÊNCIA, ai sim esta a chave para nos estrumbicarmos menos. Vou tentar resumir o que quero dizer com frases de 4 grandes homens.
    Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.
    Thomas Edison
    As pessoas que resolviam as coisas em geral tinham muita persistência e um pouco de sorte. Se a gente persistisse o bastante, a sorte em geral chegava. Mas a maioria das pessoas não podia esperar a sorte, por isso desistia.
    Charles Bukowski
    O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
    José de Alencar
    Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
    Augusto Cury

    E ai, vai se estrumbicar ou vai tentar de novo? Fala alguma coisa, se comunica.

    ReplyDelete
  2. Pois é, Márcia! É fora da nossa terrinha que a gente se sente mais terráqueo! =)
    Escrever sem compromisso é sempre bom para extravasar!

    Beijão e continue escrevendo!

    ReplyDelete
  3. Lequinha, depois que li seu comentário e li um email de um primo sobre "Quem não comunica se estrumbica" estou pensando que estrumbicar é humano, é terráqueo (né Cayo), quem não se estrumbica não cresce, mas quem não se comunica também não cresce... o jeito é persistir!!!! Amo ser humanamente terráqueo ou terraqueamente humana!:0)

    ReplyDelete
  4. Seu posting me fez lembrar do livro Professor do Santo Agostinho. Nele o autor nos leva a considerar que palavras por se só não podem nos ensinar nada, pois palavras são signos que apontam pra verdades, porém o ato de significar não é automático. Tanto quanto no ensinar/aprender e no comunicar/compreender também não é automático. O significar ocorre quando ponderamos e analisamos informações que percebemos com nossos sentidos e "reconhecemos" com a nossa alma/razão.

    Muitas vezes reconhecemos quando outras pessoas e algumas vezes nós mesmos só ouvimos "o que queremos ouvir" ao ouvirmos uma mensagem transmitida a nós. De fato isso é parte do compreender quando convertemos percepção em compreensão.

    Um bom comunicador, deve escolher os signos ou palavras quem tem o melhor potencial de serem compreendidas após serem percebidas. Perseverança ajuda, pois é possível que só seremos compreendidos depois de várias tentativas.

    ReplyDelete
  5. Concordo plenamente com nosso querido Abelardo Barbosa, vulgo Chacrinha que dizia que quem nao se comunica se estrumbica. Com os avancos tecnologicos do novo milenio, nos encontramos cada vez mais afastados uns dos outros apesar de existirem inumeras maneiras de nos comunicarmos.
    Mas um olhar, gestos e ate mesmo o silencio falam mais que mil palavras! So precisamos as vezes, aprender a ouvir melhor.
    Bjim

    ReplyDelete
  6. Fala/silêncio/gesto... + escuta = comunicação. Bem que podia ser assim!!!!

    ReplyDelete